quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Torcedora acusada de racismo chora e diz que não quis ofender goleiro

Pessoas que aguardavam a chegada da torcedora do Grêmio gritaram “racista” para a jovem


A torcedora do Grêmio flagrada por câmera de TV xingando de macaco o goleiro Aranha, do Santos, prestou depoimento por cerca de uma hora nesta quinta-feira no processo que apura injúria racista.
Patrícia Moreira, 23 anos, chorava e demonstrou estar abalada, protegida por um parente. Pessoas que aguardavam a chegada dela gritaram “racista” para a jovem. A segurança foi reforçada, devido a temores de que Patrícia pudesse ser linchada.
Dois carros do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil ficaram parados perto da entrada da 4ª Delegacia de Polícia. A torcedora estava acompanhada também do advogado Alexandre Rossato. O depoimento de Patrícia não é o único no processo.
Torcedora acusada de racismo chora e diz que não quis ofender goleiro (Foto: Reprodução)
Outros torcedores suspeitos de terem cometido o crime de injúria racista contra Aranha já estiveram esta semana na delegacia para depor. Foram até agora nove pessoas intimadas. Na terça, falaram aos policiais o líder da torcida organizada Geral do Grêmio, Rodrigo Rysdyk, e Éder Braga, outro que aparece nas imagens xingando Aranha.
As ofensas punidas pela Justiça Desportiva ocorreram na partida em que o Grêmio foi derrotado, em casa, por 2 a 0, pelo Santos, no dia 28 de agosto. Aos 42 minutos do segundo tempo, o jogo foi paralisado com a denúncia do goleiro Aranha de que um grupo de gremistas gritava da arquibancada xingamentos racistas em sua direção.
Uma torcedora, depois identificada como Patrícia Moreira, de 23 anos, foi flagrada por uma câmera da ESPN aos gritos de "macaco, macaco".
Devido às manifestações racistas da torcida, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) excluiu o Grêmio da Copa do Brasil e cancelou o jogo da volta contra o Santos. A decisão, inédita no futebol da América Latina, foi elogiada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. 
Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário